História

Assembleia de Deus em Rio Branco, conforme dados oficiais iniciou suas atividades  em janeiro de 1943 através da disposição do irmão Luiz Firmino Câmara, proveniente do Rio Grande do Norte, este servo do Senhor  realizava  cultos pentecostais em  sua própria casa, localizada próxima a rua Benjamin Constant, na rua da Palha.

Com a boa receptividade dos irmãos, em meados de abril do mesmo ano foi alugada uma residência na rua Benjamim Constant, para servir como casa de oração. Casa esta que tempos depois, com muitas lutas e dificuldades veio ser adquirida para uso exclusivo da Obra do Senhor.

Com o crescimento da obra,  Luiz Câmara escreveu para o missionário Nels Julius Nelson, em Belém, PA, solicitando que enviasse um obreiro a fim de dar continuidade ao Projeto Divino na Cidade de Rio Branco. Foi quando foi enviado o primeiro pastor do campo. Entre os anos de 1943 até 1951, a igreja teve como pastores os seguintes obreiros:  Pastor José Marcelino da Silva, foi enviado pelo Amazonas e apesar da dificuldades desenvolveu um grande trabalho.

Pastor Francisco Vaz Neto:  Proveniente de Porto Velho-RO, e foi o homem que Deus escolheu para registrar a fundação da Instituição Assembléia de Deus, na data 24 de janeiro de 1944.

Pastor Hemetério Bertoldo Gomes, pastoreou até  1951, e apesar de ser de idade avançada, não deixou de desempenhar a boa obra para a qual foi chamado, com zelo, amor e dedicação. Deixando seu nome e trabalhos realizados na galeria dos desbravadores da história da Assembléia de Deus, nesta cidade.

Pastor Túlio Barros Ferreira , pastoreou a Igreja de 1951 a 1954, realizou a construção do Templo. Foi uma construção muito árdua e o mesmo com a ajuda dos irmãos chegou a confeccionar os tijolos.

Pastor Manoel de Araújo, pastoreou a Igreja de 1956 a 1978. Nasceu em Portugal. Chegou ao Brasil muito jovem, tendo instalando-se primeiramente em Manaus, onde desenvolveu um grandioso trabalho. Em meados dos anos 40 chegou ao Acre e foi morar no Município de Feijó, onde por vários anos pastoreou a igreja daquela cidade.

 

 

Em 1956, com a saída do pastor Túlio Barros, o Pr. Manoel Araújo foi convidado para presidir a igreja da capital. Presidiu a Igreja por 22 anos, desenvolvendo um forte trabalho de evangelização e ampliação.

 

 

Em 1978, com a sua jubilação foi substituído pelo Pr. José Rodrigues Muniz, então vice-presidente da Assembleia de Deus em Manaus, o qual liderou a Igreja com muita dedicação até 03 de março de 1986, quando foi chamado pelo Pai às Mansões Celestiais. Pr. Muniz foi substituído pelo seu então vice-presidente,  Pastor Carlos Levy Mendes Conde, paraense que veio para contribuir na obra de Deus em Rio Branco, o mesmo dirigiu a Igreja de 1986 a 1994.

Em 1994, assumiu a igreja o Pastor Luiz Gonzaga de Lima , na época presidente da Convenção do Acre e da Assembleia de Deus em Cruzeiro do Sul. Pr. Luiz nasceu em Xapuri-Ac , dirigiu vários campos no Estado do Acre.

Da esquerda para a direita: Luiz Gonzaga, Levy Conde, João Machado Filho e José Elson. Atrás, Manoel Bandeira.

Ao assumir a Igreja colocou como grande meta o desafio de construir o Grande Templo da Assembléia de Deus, um sonho antigo da igreja, já que na Base não havia condições de comportar a membresia.  Em 1996 foi alugado o Vasco da Gama como sede provisória para melhor acomodar o povo e  iniciou a construção do Templo na Avenida Antonio da Rocha Viana. Foi um período muito espinhoso, já que orçamentariamente a Igreja não tinha condições para tal projeto, mas mesmo assim Deus honrou a fé do seu servo e prosperou de forma milagrosa.

 

Em 21 de Setembro de 2002 aconteceu a grande Inauguração, um momento marcante na história da Assembleia de Deus. O TEMPLO SEDE, está situado na Avenida Antônio da Rocha Viana, Nº 2492, Boa Esperança.

Mesmo em construção a igreja continuou investindo e crescendo em todas as áreas espirituais, educacionais e sociais, valorizando o homem como um todo.

Além do seu grande Templo, a Assembleia de Deus em Rio Branco conta com 128 congregações organizadas em 04 regionais tendo pastores de áreas que dedicam-se de tempo integral.

A igreja conta com aproximadamente 18.000 (dezoito mil) membros e congregados, e desenvolve ações religiosas, educacionais, sociais e culturais através de sua administração geral e eclesiásticas bem como de seus diversos departamentos de missões, musica, social, educação e relacionados aos vários segmentos da comunidade. Adquiriu em 2014 um canal de televisão. ADTV – HD 22.1

A Assembleia de Deus em Rio Branco, já proporcionou o surgimento de outros campos autônomos anteriormente ligados a mesma como: Calafate, Vila Acre, Quinoá, Custódio Freire e Segundo Distrito.

Foto: 10º Congresso Geral Unificado – Ginásio do SESI 2018

Uma prova do crescimento da obra do Senhor. Devendo esta vitória a Deus, aos obreiros, a cada membro e congregado que tem feito a diferença para o Reino de Deus.

Documentário da Assembleia de Deus Em Rio Branco – Acre